Comportamento do consumidor Brasileiro
Por Paulo Henrique
Nos últimos anos podemos perceber as mudanças de postura do consumidor brasileiro. Surgiu uma nova classe, chamada de “Nova Classe Média”, responsável por 44% do consumo de produtos e serviços no mercado.
Com o advento da globalização mundial e um aumento crescente da competitividade de mercado, as atuais organizações tiveram que mudar suas estratégias e adaptar-se a uma nova realidade do mercado. Público que antigamente não eram tidos como alvo das empresas, passaram a ser consumidores em potenciais, forçando as organizações a desenvolverem programas e ações comerciais capazes de oferecer vantagens e atrair esta demanda.
Empresas do varejo de eletrodomésticos, CIAs Aéreas, lojas de grife, entre outras, passaram a ter como Target de mercado, os consumidores das classes C e D. Impulsionadas por um crescente aumento de demanda e pela necessidade de obter uma maior diversificação de seu público, visando minimizar a competitividade de mercado, estas empresas tem personalizado suas ações, buscando atender necessidades específicas do consumidor.
Não podemos deixar de falar também do crescimento dos padrões de exigência e da mudança no conceito de qualidade de produtos e serviços. Independentemente da classe social ou econômica dos indivíduos, todos querem obter produtos que garantam sua satisfação e atendam suas necessidades. Desta forma os consumidores formam em suas mentes o conceito de qualidade de um determinado produto ou empresa, onde este é definido de acordo com o grau de satisfação dos consumidores, caracterizando o padrão de excelência de uma organização.
Para obter diferenciação neste mercado de constantes mudanças, as atuais organizações devem investir em mecanismos capazes de obter e armazenar informações relacionadas aos agentes do mercado (público-alvo, política de mercado, concorrência, rede de fornecedores e parceiros, etc.), visando sustentabilidade e crescimento do seu poder de competição.
Paulo Henrique Freitas, Bacharel em Turismo. Especialista em Administração e Marketing, Consultor empresarial e professor de cursos de graduação tecnológica nas áreas de Marketing, gestão e Recursos Humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário