Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Afinal, Por que trabalhamos?

Além de pagar contas, qual o principal motivo que faz trabalhar?
Essa e muitas outras perguntas são feitas para trabalhadores na tentativa de encontrar um significado que gere prazer e motivação para o trabalho. Não é uma tarefa fácil.
Essa semana estive lendo a reportagem de Florencia Lafuente na HSM, onde Thomas Malone (professor de gestão da Mit Shoool) diz que o trabalho pode e deve satisfazer nossas fantasias. Será?
Segundo Malone, grande parte dos líderes ainda pensa que a melhor maneira de obter o que querem de seus empregados é oferecendo a eles incentivos econômicos. Mas as pessoas também trabalham para se divertir, se socializar, enfrentar novos desafios e encontrar um sentido para vida.
Sempre abordo em minhas aulas, na Faculdade Tecnológica Darcy Ribeiro, ou na UNIP – Universidade Paulista, os muitos desafios da gestão de pessoas. Um deles é este: criar motivação e entusiasmo as pessoas. Não é fácil!!! Pois o quê motiva algumas pessoas, não motivam outras e os gestores estão cada vez mais na berlinda, como alvo de críticas e de serem referenciados como exploradores, ou mesmo como chefes autoritários e que só pensam em lucratividade, de preferência em curto prazo.
O mercado mudou e as pessoas também mudaram, ou “tiveram que mudar”. É preciso encontrar um significado capaz de dar ao trabalho um conceito de prazer, de satisfação e que independentemente dos aborrecimentos e das situações conflituosas, as pessoas possam encontrar tarefas capazes de gerar entusiasmo.
“As pessoas trabalham em busca de amor, dinheiro e glória”. (Thomas Malone)
Esse deve ser o significado para seu trabalho, que não deve ser praticado por lazer e sim por necessidade. Porém precisamos encontrar identificação com nossas atividades (gostar do que faz, faz toda diferença), ser reconhecido e estar sempre buscando objetivos arrojados. Esse é o novo sentido para o trabalho, pense nisso.

Paulo Henrique
Consultoria e Treinamentos corporativos



Nenhum comentário:

Postar um comentário