O quê é necessário para ter negócios familiares bem-sucedidos?
Com certeza se houvesse uma receita, uma formula padrão para gestão de negócios em família, não existiriam empresas familiares quebrando. É difícil imaginar uma formula capaz de unir um modelo de gestão e o perfil da organização, mas esse é o grande desafio.
A revista HSM Management traz uma reportagem bastante interessante abordando os 5 hábitos, fundamentais para ter negócios familiares bem-sucedidos. Em resumo a reportagem aborda que para manter-se competitiva no mercado as organizações devem:
1º - Colocar os negócios na frente das necessidades dos membros da família.
2º - Estar atento as mudanças de expectativas e estilos de vida da família.
(O perfil das gerações muda de acordo com o tempo e com as tendências da sociedade moderna. É preciso ter controle e analisar bem as prioridades, prezando pela sustentabilidade dos negócios e pela qualidade de vida dos membros da família)
3º - Controlar as expectativas financeiras de seus membros em relação aos negócios.
4º - Diversificar investimentos e buscar agregar valor, qualidade e credibilidade a marca institucional do negócio.
5º - Controlar conflitos e administrar o processo de fragmentação e possíveis desgastes de relacionamento entre membros da família, priorizando o bem-estar da organização e a harmonia familiar.
Confesso que gerenciar empresas familiares é um desafio da gestão moderna. Porém, precisamos investir nesta idéia, pois a família representa um bem precioso para os indivíduos, independentemente dos negócios, é preciso harmonizar o ambiente, promover a união de todos e prezar pela qualidade de vida das pessoas. Seja em na gestão de um empreendimento, ou em uma simples reunião familiar (no domingo), é preciso ter coerência, bom senso e agir como ser humano, prezando sempre pelo respeito e pela ética.
Paulo Henrique
Consultoria e Treinamentos corporativos

Nenhum comentário:
Postar um comentário