Veja abaixo os 10 Prícipios do Novo Marketing:
1° Princípio: “Ame seus clientes e
respeite seus concorrentes”
A conquista de clientes é algo extremamente desafiador no
atual mercado. Valorize seus funcionários (clientes internos) para que eles
possam prestar um serviço diferenciado a seus consumidores. Isso é amar e ter
respeito pelo seu cliente.
Busque ser
competitivo, invista em forças e estratégias para minimizar a competitividade e
obter diferenciais de mercado. Porém não esqueça do respeito, da ética e de
manter um relacionamento cordial com seus concorrentes.
2° Princípio: “Seja sensível a
mudança e esteja pronto para se transformar”
Em um ambiente dotado de globalização e um elevado padrão de
desenvolvimento tecnológico, as mudanças são constantes. Procure conhecer o as
variáveis mercadológicas (políticas, economia, meio ambiente, perfil do consumidor,
perfil dos concorrentes, dinâmica do segmento de mercado e etc) e desenvolva
mecanismos capazes de se adaptar as mudanças.
Neste novo cenário corporativo é preciso investir em
tecnologia da informação, em capacitação e qualificação de profissionais,
tornado a organização apta e mais competitiva.
3° Princípio: “Proteja seu nome e
esclareça seus valores”
Invista em uma marca institucional e preze por uma boa
imagem. Para isso é preciso investir em qualidade e tornar a sua marca uma
referência no mercado. Trabalhe de forma honesta e trate bem seus clientes e
parceiros com ética.
4° Princípio: “Procure clientes que
podem se beneficiar mais de você”
Identifique seu público-alvo e personalize seus produtos,
serviços e recursos disponíveis para atender necessidades dos consumidores.
Desenvolva valores capazes de agregar diferenciais a sua oferta e invista no relacionamento
com os clientes e colaboradores.
5° Princípio: “Busque agregar valor
e pratique preços justos”
Estude a política de preço do mercado e pratique uma
estratégia de preço justo ao consumidor. Procure manter um equilíbrio
sustentável da sua demanda, sempre agregando diferenciais em seus serviços.
6° Princípio: “Esteja sempre
disponível e divulgue novas promoções, campanhas e ofertas”
No atual mercado, é muito importante que as organizações
sejam facilmente encontradas pelos consumidores. Utilize ferramentas
comunicacionais, mídias digitais e serviços personalizados para facilitar a
divulgação de ofertas e estabelecer um canal de comunicação e relacionamento
com seu público.
7° Princípio: “Conheça seus
clientes, cultive-os e conquiste novos”
Valorize o relacionamento com seus consumidores. Seja
cordial e trate seus clientes como verdadeiros parceiros do negócio. Invista em
serviços ao consumidor, na fidelização e na prospecção de novos parceiros.
8° Princípio: “Valorize o serviço”
Tenho no seu serviço, o seu principal diferencial. No atual
mercado os serviços devem gerar soluções, agilidade, comodidade, conforto e
segurança.
9° Princípio: “Esteja sempre
aperfeiçoando seus negócios em relação a qualidade, custo e entrega”
O maior erro de um empreendedor é achar que o negócio não
pode mais expandir. Busque aperfeiçoamento constante. No atual mercado, as
organizações necessitam estar sempre evoluindo em qualidade, no controle de
custos, em lideranças e no conceito do mercado.
10° Princípio: “Colete informações e
importantes e esteja preparado para tomar decisões corretas”
Estude o mercado e suas variáveis. Forme equipes,
identifique talentos e desenvolva profissionais qualificados para tomar
decisões rápidas e acertadas.
Os 10 princípios do novo marketing devem ser utilizados por
todos os empreendedores que desejam ter sucesso no mercado. Em um ambiente de
mudanças, onde a competitividade é o grande obstáculo a ser superado, investir
em uma filosofia eficiente de trabalho pode ser o caminho para se obter
resultados mais satisfatórios.
Paulo Henrique
Consultor Técnico - PH Treinamentos
(Administrador e Especialista em Marketing)
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