Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Comportamento do Consumidor - Videos

Características gerais do consumo
Os desejos e necessidades dos seres humanos mudaram muito nos últimos anos. A revolução industrial, a globalização e o vertiginoso aumento do número de opções de mercado, são algumas das principais causas desta mudança.

No século XX, o consumo passou a ter uma enorme força por traz das tendências do capitalismo moderno, influenciando diretamente na estrutura da sociedade e das organizações. No passado, o consumo de mercadorias era tido como forma de suprir necessidades e obter produtos e serviços úteis a vida e/ou desenvolvimento de atividades do cotidiano. Atualmente, essa ação tem sido movida por outros sentimentos, muitos deles, muito mais latentes e capazes de influenciar na satisfação do ego humano.


Os desejos e necessidades estão cada vez mais distintos. A sociedade global recebeu uma nova nomenclatura, chamada de "sociedade do consumo". Mas afinal, por que consumir? Quando consumir? De quem consumir? Essas são perguntas que estão muito relacionadas ao perfil de cada consumidor. Na atual sociedade do consumo, desejos e necessidades se confundem no meio de um turbilhão de informação e dos novos estilos de vida das pessoas.

Ao contrário do que tínhamos no passado, o consumo deixou de estar ligado a classe socioeconômica das pessoas. Muitos paradigmas foram quebrados e os atuais consumidores, independentemente de sua posição social ou econômica, adotam comportamentos muito particulares, com necessidades específicas. Isso tem obrigado as atuais organizações a desenvolverem novos mecanismos de busca pela informação real do comportamento de consumo de seus clientes.



Comportamento do consumidor atual

Atualmente o consumo de apresenta como um processo que envolve os aspectos sociais e a estratégias empresariais. Entender os motivos que levam uma pessoa a decidir por um determinado produto ou serviço, ao invés daquele oferecido pela concorrência é uma tarefa árdua. Afinal, consumidores podem dizer uma coisa e fazer outra, inclusive porque, no momento da compra, pode surgir um fator que faça com que o comprador mude de idéia.

Como um processo social, o consumo se caracteriza pelas inúmeras maneiras encontradas pelos indivíduos para adquirir bens e serviços úteis a sua vida. Como estratégia, o ato de compra configura a identidade do consumidor, que será estudada pelas organizações, buscando conhecer suas particularidades.

O consumidor desempenha diferentes papéis: usuário, comprador e pagador. Quando ele é o usuário, pode não ter sido necessariamente a pessoa que efetivou a compra. Por exemplo, quantas vezes você já usou as roupas, sapatos ou o shampoo que sua mãe escolheu para você, motivada pela marca ou pelo preço? Neste caso, sua mãe foi à compradora.

Assim sendo, além de observar o comportamento do usuário de determinado produto ou serviço, os profissionais que decidem pela estratégia de marketing de uma organização precisam estar atentos também para aquele que efetiva a compra, bem como para aquele que paga por ela.

No mercado atual o consumidor obtém diferenciação através do produto que consome, revelando uma característica ligada a sua personalidade. Muitas pessoas e/ou
grupos adotam um comportamento similar onde umas influenciam outras e criam grupos de consumidores com identidades de consumo muito similares.

Assista a entrevista e entenda um pouco mais como o comportamento do consumidor pode influenciar no marketing de uma empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário