Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O novo mercado de trabalho

Boa tarde meus amigos,

Estou aqui hoje para falar do novo e competitivo mercado de trabalho. Há quem diga, que o novo mercado é uma selva de pedra, onde os profissionais precisam se superar e inovar cada dia mais, em busca de superação.

Quero relatar o que observo em algumas empresas. Algumas extremamente inovadoras, modernas e que incentivam o profissional a desenvolver sua criatividade. Porém, em outras nos deparamos com uma gestão extremamente centralizada e conservadora, onde os colaboradores não têm nenhum incentivo a busca pela inovação, e mais que isso, estão condicionados a um trabalho repetitivo e desgastante.

Esse ambiente precisa mudar. Em uma sociedade que atravessa por constantes transformações, precisamos criar. Unir a ciência com a arte e a técnica com a criatividade. Nossas escolas e universidades precisam atuar como centros de educação capazes de formar cidadãos e profissionais aptos a enfrentar o mercado e superar as adversidades. 

Em minhas aulas sempre alerto para a mudança do mercado. "No passado existia uma empresa, com 100 colaboradores, divididos em 8 equipes, produzindo 20 linhas/modelos distintos. Atualmente, esta mesma empresa conta com 60 pessoas em seu quadro funcional. Estão divididos em 5 equipes (multifuncionais), e geram uma produção que supera as 120 linhas/modelos distintos".

Existem alguns grandes aliados que contribuem de uma forma muito produtiva para este novo cenário:
- Qualificação técnica dos colaborados;
- Tecnologia;
- Capacidade multifuncional das equipes.

A todos uma ótima semana.



Paulo Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário